No sudeste asiático, o Vietnã é um país que pode até não aparecer no topo da lista de desejo de muitos viajantes, mas é MUITO surpreendente. Um dos destinos mais procurados no país é a capital e se você quer descobrir o que fazer em Hanói, Vietnã, chegou ao lugar certo.
Com motos e carros cruzando as ruas o dia inteiro desordenadamente, a gente até tem a impressão de que Hanói é puro caos. Na verdade, essa baguncinha caótica é um dos ingredientes que faz da capital vietnamita um lugar fascinante. É possível perceber um charme único no destino que possui influência francesa, sem faltar o toque asiático, claro.
Após uma super viagem pelo país, voltamos cheias de dicas para compartilhar sobre esse destino ainda pouco explorado pelos brasileiros. Se você quer descobrir como chegar, onde se hospedar e o que fazer em Hanói no Vietnã continue lendo esse artigo!
O que fazer em Hanói Vietnã 2024
Uma das capitais mais antigas, Hanói é uma cidade de contrastes. Prédios históricos e templos milenares convivem em harmonia com construções modernas. A arquitetura tradicional asiática é encontrada lado a lado com construções em art-déco de influência francesa.
E há muito o que fazer em Hanói, no Vietnã. Explore o Centro Histórico, visite os templos e museus, percorra os restaurantes e barraquinhas de rua e não deixe de conhecer os locais, sempre muito simpáticos.
E por falar em locais, os vietnamitas são um povo singular. Embora marcados por guerras, eles parecem não perder o bom humor e a vontade de se comunicar. Aliás, nossa comunicação com eles foi bastante em mímica, já que poucos falam inglês fluente. Mas quando você encontra alguém que fala inglês, eles adoram praticar e ficam conversando bastante.
Com tantos passeios a gente fica até sem saber o que realmente vale a pena conhecer na capital. Contudo, se você quiser são os TOP 3 passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de jeito nenhum, aqui estão as nossas sugestões:
- Ver o trem passar na Train Street
- Passear pela Old Quarter, onde você vai encontrar inúmeros restaurantes de rua e lojinhas
- Fazer um passeio de cruzeiro em Ha Long Bay
O que fazer em Hanói, Vietnã: pontos turísticos
01. Lago Hoan Kiem
As ruas agitadas e amontoadas da cidade contrastam perfeitamente com um pouco de calmaria e beleza natural. Estamos falando do Lago Hoan Kiem, localizado próximo ao Old Quarter.
O Lago Hoan Kiem, também conhecido como Lago da Espada Restaurada, é o coração espiritual e geográfico de Hanói. É um local ótimo para caminhar, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer, quando o lago reflete o céu colorido e a vida local se desenrola ao redor. Todos os dias, moradores vão para as margens do lago para praticar tai chi, bater papo e admirar a beleza do lugar.
A ponte vermelha que leva ao Templo Ngoc Son, localizado em uma ilha no meio do lago, é um dos pontos mais fotografados de Hanói.
Dentro do lago encontramos também a Torre da Tartaruga, em homenagem a tal tartaruga dourada gigante, e o Templo Ngoc Son (mais detalhes abaixo).
- Horário de funcionamento: Aberto o dia todo
02. Mausoléu de Ho Chi Minh
Ho Chi Minh tem uma importância fundamental na história do Vietnã. Ele foi o líder do movimento que buscava a independência do país e que culminou com a divisão do mesmo em dois após 15 anos. Ele também foi presidente do Vietnã do Norte e treinou guerrilheiros para unificar a nação, bem como para resistir à invasão norte-americana.
Curiosamente, ele nunca chegou a ver o resultado de seus esforços. Ho Chi Minh faleceu em 1969 por conta de um ataque cardíaco. Por causa de sua importância para o povo vietnamita, o governo seguinte ergueu um imponente mausoléu para abrigar o corpo embalsamado do líder político.
E esse ponto turístico em Hanói é bastante procurado por visitantes e vietnamitas. Muitos fazem longas filas para ver de perto o cadáver, envolto em um sarcófago de vidro. Lembrando que para entrar no mausoléu é preciso estar vestindo mangas compridas e calças.
- Ingresso: 35.000 Dong
- Horário de Funcionamento: 8h – 11h, de terça a quinta, sábado e domingo ( Dezembro a setembro) última entrada às 10h15
- Endereço: So 1, Hung Vuong, Dien Bien, Ba Dinh
03. Museu de Ho Chi Minh
Outra dica interessante de o que fazer em Hanói com chuva (ou se você curte passeios culturais, poderá aproveitá-lo mesmo em um dia de sol) é conhecer o Museu de Ho Chi Minh. Ele fica ao lado do mausoléu do líder vietnamita e é totalmente dedicado a contar a vida dessa figura tão importante para a história do país.
No interior do museu, podemos ver um grande acervo de artefatos e documentos que pertenciam a Ho Chi Minh. O prédio do museu também tem uma arquitetura muito bonita, com detalhes esculpidos em alto relevo bem na entrada.
- Ingresso: 40.000 Dong
- Horário de Funcionamento: 8h às 11h30 às terças, quartas, quintas, sábados e domingos (fechado às segundas e sextas)
- Endereço: Ngoc Ha, 19, bairro Doi Can, distrito de Ba Dinh
04. Mercado de Đồng Xuân
Erguido durante a Dinastia Nguyen, o mercado é o centro comercial mais movimentado da capital do Vietnã.
Logo de cara, as vielas e barracas são caóticas e podem até assustar um pouco, mas basta um pouco de caminhada para ver de perto um pouco mais da cultura vietnamita, com os aromas, cores e sabores locais. Na verdade, você encontra de tudo um pouco por aqui. De comida até artesanato, passando por produtos eletrônicos e roupas.
O mercado é imenso! São 3 andares que estão dispostos da seguinte forma:
- No primeiro andar, você encontra roupas, sapatos, acessórios e eletrônicos;
- No segundo andar, são roupas e tecidos;
- No terceiro andar, roupas para bebês, roupas e outros itens essenciais.
Já os alimentos e bebidas são vendidos na zona norte até a noite, então pode ser uma dica especial de o que fazer em Hanói a noite!
Eu confesso que não gostei tanto, não vi muita coisa interessante para comprar, mas, vale a pena entrar e ver de perto caso você esteja passando por perto do mercado!
- Horário de Funcionamento: 6h – 18h, de segunda a quinta, sexta a domingo das 6h às 22h30
- Endereço: Đồng Xuân Market, Đồng Xuân, Hoàn Kiếm, Hà Nội, Vietnã
05. St. Joseph Cathedral
Em seguida, a Catedral de St. Joseph, também conhecida como Catedral de Hanói, é inspirada na icônica Catedral de Notre Dame (um dos principais pontos turísticos e passeios em Paris) e visita-la é uma boa indicação de o que fazer em Hanói, Vietnã. Ela fica no coração do bairro antigo e bem próxima do Lago Hoan Kiem, ou seja, otimize seu roteiro visitando os dois locais no mesmo dia!
O local é ponto de parada quase que obrigatório para fotos descoladas, inclusive os jardins na frente são belíssimos para contribuir com o cenário. Não deixe de conhecer também o interior da catedral que é muito bonito com seus vitrais coloridos.
- Ingresso: Gratuito – super dica de o que fazer em Hanói de graça
- Horário de Funcionamento: 8h – meio-dia, 14h – 18h, todos os dias
- Endereço: 40 Nha Chung, Hoan Kiem
O que fazer em Hanói, Vietnã: principais passeios
Ao chegar na capital do Vietnã, não faltam passeios para fazer. A boa notícia é que em muitos deles você não precisa gastar nada, apenas usar um tênis confortável e se preparar para caminhar bastante! Venha com a gente descobrir quais são eles:
07. Caminhar pelo Old Quarter
Old Quarter é o que seria o centro histórico de Hanói e é um bairro surpreendente. Ele é a principal área turística e o maior centro comercial da capital do Vietnã. O trânsito por lá é uma loucura! Para onde se olha você vê scooters, motos, bicicletas e carros vindo de todas as direções.
E no meio de toda essa confusão, há comerciantes que vendem frutas, souvenirs e praticamente tudo o que você possa imaginar em lojinhas estreitas. Os restaurantes também fazem parte de Old Quarter com deliciosos pratos vietnamitas e MUITA gente.
Escolhemos nos hospedar nessa região e foi incrível para vivenciar um pouco da cultura local.
Definitivamente, se você quer fazer comprinhas, Old Quarter é o lugar certo. Encontramos ótimas pechinchas nas lojinhas de lá – inclusive, vale dizer que há muitas lojas de marcas famosas como The North Face, Nike, Adidas… que eles chamam de “made in vietnam”. Ou seja, não são originais, mas eles garantem a mesma qualidade.
E uma dica para conhecer esse bairro da cidade é fazer o free walking tour. O free tour passa pelos principais atrativos de Old Quarter e os guias explicam sobre a história de cada lugar.
#Dica: os tours gratuitos são ótimos para quem procura o que fazer em Hanói em 1 dia. Se você tem um roteiro enxuto, com esse passeio você passará pelos principais pontos turísticos e contará com a presença de um guia local que vai te contar mais sobre a história e cultura local. Apesar de ser gratuito, é válido oferecer gorjetas para o guia, afinal ele está partilhando seu tempo e conhecimento com você!
08. Ver o trem passar na famosa Train Street
Ta aí um passeio que mesmo que você tenha um curtíssimo tempo na cidade e queira saber o que fazer em Hanói em 1 dia não pode deixar de fazer. A Train Street é um dos lugares mais famosos da capital e provavelmente você já deve tê-la visto na internet ou nas notícias.
À primeira vista, ela é uma rua residencial como outra qualquer com diversos cafés, exceto pelos momentos do dia em que o trem passa no meio da rua, a poucos centímetros das casas. A situação é muito louca, pois quando o trem se aproxima tudo é recolhido da rua e após sua passagem a vida segue normalmente!
Antigamente não havia nenhum tipo de controle, o que deixava a Train Street até perigosa a nosso ver. Os cafés colocavam as mesas pertinho dos trilhos e tudo era muito bagunçado. Atualmente, você encontra alguns policiais “tomando conta” que ficam a todo momento pedindo para retirar as cadeiras de perto da linha do trem – não que ajude muito, mas eles tentam controlar de alguma forma.
Os turistas AMAM, é claro! Contudo, vale sempre lembrar que é preciso ter cuidado redobrado, pois os trens são todos reais.
Tem vários cafés na Train Street, e a dica é pedir o Coconut Coffee, que foi o nosso preferido! Você encontra em qualquer cafeteria da cidade, vale muito a pena!
09. Curtir uma noite na Beer Street
Para quem busca o que fazer em Hanói à noite, curtir a noite na Beer Street é uma boa pedida. A rua é repleta de bares, pubs e restaurantes. O mais legal da Beer Street é que ela é uma verdadeira Babilônia. Você vai encontrar gente de todo mundo tomando um copo de cerveja gelada.
Aos finais de semana, a Beer Street ainda conta um diferencial, a música ao vivo. São diversas apresentações que ocorrem entre 20h e 22h30 e deixam a noite ainda mais animada.
10. Espetáculo de marionetes
O show de marionetes aquáticos da capital vietnamita é uma forma de arte bem antiga e uma das melhores dicas de o que fazer em Hanói com crianças. Você vai encontrar diversos teatros na cidade que performam o teatro, mas o mais famoso ocorre no Thang Long Puppet Theatre.
Durante o espetáculo, os bonecos performam sobre um palco aquático, enquanto os mestres que os controlam ficam atrás de uma tela. Os temas mais comuns das peças são as lendas folclóricas e a celebração da colheita de arroz.
A tradição do espetáculo de marionetes remonta a cerca de 1000 anos e surgiu nos campos de arroz. Os aldeões se divertiam com as marionetes nas águas profundas, mesmo que diversas vezes acabassem contraindo doenças por causa da água turva.
O espetáculo não custa caro e vale a pena como um passeio em Hanói super cultural. É como ver um show de tango em Buenos Aires, na Argentina: clássico e imperdível! Vale comprar seu ingresso antecipado para evitar filas e garantir o melhor lugar no teatro.
- Há shows diários às 15h30, 18h30 e às 21h15 e aos domingos às 9h30.
11. Conhecer o French Quarter
Por sua vez, o French Quarter é uma região ao sul do Lago Hoan Kiem que traz um toque parisiense do século XIX para a Ásia. Esse é um dos pedaços mais luxuosos de Hanói e por aqui você encontra diversas boutiques, cafeterias e galerias de arte mais elitizadas.
French Quarter é uma região grande e muitos dos atrativos da sua lista de o que fazer em Hanói, Vietnã, estarão por aqui. Você irá conhecer a Prisão de Hoa Lo, o Museu Nacional de História do Vietnã, a Ópera de Hanói e a Catedral de São José.
O passeio por esse bairro é super agradável e a vantagem é que as ruas aqui são mais vazias do que em Old Quarter. Nossa dica é que você termine seu tour por French Quarter tomando um delicioso chá de limão nas proximidades da Catedral de São José.
O que fazer em Hanói, Vietnã: templos
Quando visitamos locais de importância religiosa, como os templos, é possível ver de perto um pouco da cultura e das tradições dos habitantes locais. E não faltam templos em Hanói para visitar. Aliás, muitos deles estão entre os mais importantes do país e são lindos.
Veja a seguir alguns dos templos que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Hanói, Vietnã.
12. Templo Ngoc Son
O Templo Ngoc Son, ou Templo da Montanha de Jade, é um dos lugares mais visitados pelos turistas, situada no coração de Hanói, no meio do vibrante Lago Hoan Kiem.
Acessível por uma charmosa ponte de madeira pintada de vermelho, conhecida como a Ponte do Sol Nascente, o templo é dedicado ao general Tran Hung Dao, que derrotou os mongóis no século XIII, ao sábio Van Xuong e a Nguyen Van Sieu, um poeta e filósofo.
Além de ser um lugar de profunda importância cultural, oferece aos visitantes uma oportunidade única de contemplar, aprender sobre a história vietnamita.
Ngoc Son abre todos os dias das 8h às 18h. Recomenda-se o uso de roupas discretas tendo em vista que esse é um lugar religioso.
13. Templo da Literatura
Outro templo de grande importância na capital vietnamita é o Templo da Literatura. Ele foi construído em 1070 a mando do imperador Ly Thanh Tong para homenagear Confúcio e em benefício da educação.
Seis anos mais tarde, o templo se tornou a primeira universidade do Vietnã e assim permaneceu por muitos anos. Até hoje, muitos estudantes vêm ao local para pedir bênçãos antes de provas importantes.
O Templo da Literatura é um belo exemplo da arquitetura tradicional vietnamita. Prepare-se para tirar muitas fotos, porque os detalhes da construção são incríveis. Ah! Você pode ver o templo estampado na nota de 100.000 Dongs.
14. Templo do Perfume
Em seguida, o Templo do Perfume é também um dos principais templos de Hanói, no Vietnã, mas ele não fica exatamente dentro da cidade, e sim nos seus arredores, a uma curta distância de carro. Ele recebe muitos fiéis, especialmente após o ano novo e por causa disso é considerado um dos templos mais sagrados do país.
O complexo fica em meio a floresta de Huong Son e é formado por diversos templos budistas. Os mais interessantes de se conhecer são o Templo Vong, a Caverna Thuyet Kinh e o Templo Thien Son.
Chegar até o complexo de templos exige uma certa disposição. Ele fica a 60km da capital, em Huong Tich, na Montanha Perfumada e até lá são cerca de 2 horas de carro. Depois, você segue de barco por um riacho e a parte final é uma caminhada puxadinha de cerca de 1 hora. Mas acredite, o esforço vale a pena, pois a região dos templos é de perder o fôlego!
Caso você queira conhecer esse templo, vale a pena o passeio bate e volta de um dia.
Dica: reservamos nossos passeios em Hanói e pelo mundo usando a plataforma da Civitatis. Nela é possível comprar passeios e tickets antecipadamente, pagar na nossa moeda mesmo (o real brasileiro R$) e ainda parcelar!
16. Trấn Quốc Pagoda
Já ouviu falar no tipo de construção chamado Pagoda? Uma pagoda é um tipo de torre com múltiplos andares, comumente encontrada em países da Ásia, como China, Japão, Coreia, Vietnã, Nepal, Mianmar, entre outros. Essas estruturas são geralmente associadas ao budismo e servem como templos ou monumentos religiosos.
Este magnífico exemplo de arquitetura budista é famoso por sua torre de stupa de onze andares, que é decorada com muitas figuras de Buda, cada uma representando uma encarnação diferente.
A Pagoda Trấn Quốc não é apenas um lugar de grande significado espiritual; ela também oferece aos visitantes uma pausa da agitação da cidade, com vistas deslumbrantes do Lago, um local perfeito para reflexão e admiração da paisagem.
A combinação de sua rica história, importância religiosa e beleza natural faz dela um destino imperdível para qualquer turista que deseja explorar a profundidade da cultura e da espiritualidade vietnamita.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h00
17. Trang An e Bai Dinh
Preparado para ver alguns dos templos mais bonitos próximos a Hanói? Trang An fica na província de Ninh Binh, 90km ao sul de Hanói e conta com paisagens de tirar o fôlego. São montanhas de calcário, cavernas e cursos de rios que serviram até de cenário de filme, como “Kong: Ilha da Caveira”.
A beleza de Trang An é tanta que desde 2014 ele foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Existem diversos lugares para explorar no complexo, como o Templo Tran, Palácio Vu Lam e a Caverna Ba Giot.
Também na província de Ninh Binh, Bai Dinh é outro templo que vale a visita. Aliás, a dica para otimizar o seu roteiro Hanói, Vietnã, é fechar um passeio para os templos de Trang An e Bai Ding no mesmo dia.
Foi o que nós fizemos e valeu super a pena, os dois locais são perfeitos para serem explorados em apenas um bate e volta, sem necessidade de mais tempo.
Bai Dihn é um dos maiores templos do Sudeste Asiático. O que mais chama a atenção é que por lá você encontra diversos recordes, como o maior Buda de bronze da Ásia, o maior sino de bronze, dentre outros.
Acredita-se que Bai Dihn foi construído durante a dinastia Ly servindo como local para contemplar, tratar doenças e ajudar os habitantes locais. Hoje você pode visitar tanto a estrutura antiga do complexo, quanto a nova. A visitação é gratuita. A riqueza de detalhes dos templos em Bai Dihn é realmente impressionante. Prepare-se para tirar muitas fotos e passar um bom tempo por aqui.
O que fazer em Hanói, Vietnã: experiências imperdíveis
Fugir do convencional em um destino diferente é sempre algo válido. Além dos passeios em Hanói mais tradicionais, existem experiências únicas para viver por lá e que você não pode perder.
18. Participar de uma oficina de café com ovos
Definitivamente, café com ovos é uma combinação bem estranha quando se escuta pela primeira vez. Mas na verdade, essa é uma iguaria bem famosa do Vietnã e todo mundo precisa experimentar! Ele é super cremoso e lembra bastante um creme de pavê.
Praticamente todos os café da cidade oferecem essa bebida. Nós provamos essa iguaria no The Note, um café bem fofo e super instagramável. Mas que tal ir além e fazer uma aulinha para aprender a fazer o famoso café com ovos?
A oficina de café com ovos acontece no 53 P. Lương Ngọc Quyến e é bastante interessante. Além de aprender sobre a origem da bebida, colocamos a mão na massa e preparamos tudo, com direito a degustação no final. A gente se sente um verdadeiro barista. É muito legal!
19. Fazer um tour gastronômico
Você é do nosso time que curte experimentar a culinária dos locais que visita? Então, recomendamos explorar bares e restaurantes em um tour gastronômico por Hanói. A culinária vietnamita é surpreendente e repleta de cores e sabores. Aproveitar os principais pratos locais na presença de um guia é uma experiência única!
Principalmente em Old Quarter, encontramos diversos restaurantes locais. Vale saber que eles são especializados sempre em um prato da culinária local.
Durante o tour, experimentamos pratos típicos vietnamitas. Um dos nossos favoritos foi o bun cha, mas outros quitutes imperdíveis são o pho, os rolinhos primavera e o banh tom. Esse tour dura aproximadamente 3 horas e saímos muito satisfeitos!
Essa é uma dica de o que fazer em Hanói, no Vietnã, se você é bom de boca e gosta de conhecer a cultura local através do paladar. Também é ótimo para fazer amigos, já que o pequeno grupo acaba se enturmando durante a experiência.
20. Se aventurar em uma aula de culinária vietnamita
A culinária é uma ótima forma de se aprofundar na cultura local, como já comentamos. E se além de aproveitar um tour gastronômico, você quiser uma experiência mais completa, a aula de culinária vietnamita pode ser ideal! Caso seu tempo no Vietnã seja um pouco maior e você queira sugestões de passeios em Hanói, aproveite essa sugestão.
Nessa experiência super diferente, a gente faz uma verdadeira imersão cultural. O passeio já começa bem legal, pois vamos ao mercado comprar os ingredientes necessários para a aula. Já na escola de culinária, o professor nos ensina sobre a gastronomia vietnamita e as características dos alimentos que iremos utilizar.
São quatro pratos feitos e o melhor é saborear todos eles ao final, com direito a bebidas inclusas. Bem diferente, não?
21. Conhecer Hanói de bike
Outra dica de o que fazer em Hanói, no Vietnã, super diferente é conhecer Hanói de bike. Para quem curte praticar atividades físicas ao ar livre, esse é um passeio e tanto. Nós, particularmente, gostamos de explorar os cantinhos de bike para sentir o vento no rosto e curtir o momento.
Mas, em uma cidade tão agitada quanto Hanói, a nossa sugestão para o passeio é um passeio guiado de bike. Afinal, o guia local é super experiente e saberá as melhores ruas para fugir do trânsito e do caos da capital! O interessante desse tour é que além de percorrer as áreas mais conhecidas da capital, como Old Quarter, você também passa por lugares fora do roteiro convencional, como a vila flutuante.
O passeio tem duração de cerca de 4 horas e é ótimo para ir com amigos.
O que fazer em Hanói, Vietnã: nos arredores
A lista de passeios em Hanói é grande! E, caso queira viver outras experiências interessantes e mais perto da natureza, você pode estender sua viagem para alguns destinos nos arredores da capital, especialmente se você quer um programa mais tranquilo. Descubra o que fazer em Hanói, Vietnã, pelos arredores da cidade.
22. Ha Long Bay
A cerca de 3 horas da capital, as águas verde-esmeralda são realmente encantadoras. Ha Long Bay, no Vietnã, é composta por milhares de ilhotas e é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial.
Na verdade, HaLong Bay foi um dos principais motivos pelo qual escolhemos visitar o Vietnã. Isso porque já havíamos ouvido falar MUITO sobre o cruzeiro por lá e não podíamos deixar de passar por essa experiência.
Nós fechamos o cruzeiro com a Paradise Grand Cruise e foi ótimo porque não tivemos que nos preocupar com nada. A Paradise Vietnam, empresa do cruzeiro, foi inclusive nos buscar no hotel para levar até o porto de onde zarpamos.
Passamos dois dias e uma noite em Ha Long Bay e foi uma experiência incrível e super diferente. Contudo, recomendamos pegar o cruzeiro de duas noites para aproveitar mais a estrutura do barco e a região.
Optamos por um cruzeiro menor para ter mais privacidade e a escolha foi ótima. As instalações eram ótimas e ainda ganhamos um upgrade para o melhor quarto do navio!
Ha Long Bay é enorme e existem diversas atividades para fazer por lá. O cruzeiro passa por algumas vilas, onde é possível ver de perto a cultura local. Rola até aula de culinária e passeio de caiaque! Você pode ver todos os detalhes sobre Ha long Bay em nosso post.
23. Tour por Sapa
Saindo do litoral para as montanhas, Sapa é outro lugar imperdível para conhecer no Vietnã, especialmente se você curte fazer trilhas. A cidade fica no noroeste do país e fica a cerca de 5 horas de carro de Hanói.
Apesar de pequena, Sapa está repleta de atividades legais. Por lá, você verá um lado mais autêntico da cultura vietnamita e será surpreendido com tantas belezas naturais. E por falar em atividade, em Sapa não deixe de subir ao cume do Monte Fansipan, o pico mais alto do país. Para chegar até lá em cima, a forma mais rápida é de teleférico que custa 750.000 dongs por pessoa.
As cachoeiras da região são outro ponto imperdível. Não deixe de conhecer a Cachoeira do Amor e a Silver Waterfall. Lembra que falamos de trilhas? Você vai encontrar diversas rotas de trekking, mas vale citar a do Vale Muong Hoa, Gato Gato e Sa Seng.
Realmente há muito para ver e fazer em Sapa, mas se seu tempo estiver mais corrido, uma alternativa interessante é fazer o passeio de dois dias pela região. Apesar de ser mais enxuto, é bem proveitoso e você irá aproveitar essa região montanhosa tão tradicional, sem gastos excedentes.
E se você é trilheiro, não deixe de conferir nosso post sobre os melhores tênis de trilha. Temos um especial sobre as melhores botas de trilha também.
24. Parque Nacional Ba Vi
A 60km da capital, o Parque Nacional Ba Vi não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Hanói, Vietnã, nos arredores da cidade. O parque engloba uma região montanhosa de grande importância histórica, cultural e natural.
O interessante é que o parque possui atividades para todas as idades e gostos. Aqueles que gostam de turismo cultural vão se encantar com os templos. Há ainda ruínas do período francês, um jardim botânico e até nascentes para tomar banho.
É possível conhecer as belezas do Parque Nacional Ba Vi sem acompanhamento de um guia. No entanto, acreditamos que fazer a trilha pelo parque com um guia ajuda a entender mais sobre o local e torna a visita mais proveitosa.
25. Daytrip até Ninh Binh
Em seguida, Ninh Binh é uma região a cerca de 90km de Hanói, como já mencionamos, Por sua proximidade da capital, muitos turistas optam por fazer um passeio de um dia para lá.
A região está repleta de paisagens naturais lindíssimas e importantes locais para a cultura local, como o Complexo Paisagístico de Trang An e o Templo de Bai Dinh, que merecem destaque no seu roteiro! O passeio é mais contemplativo, mas vale muito a pena para uma daytrip.
Ninh Binh é uma região encantadora, mas vale lembrar que você terá dificuldades para tirar fotos, pois há MUITA gente em TODOS os lugares.
26. Visita à uma fazenda de produtores de incenso
Chegamos ao final da nossa lista de o que fazer em Hanói, Vietnã, com um passeio super tradicional que é a visita a uma fazenda produtora de incenso.
A vila de Quang Phu Cau, é famosa por produzir incensos coloridos que ficam dispostos de forma a parecer um lindo mosaico. E a fabricação de incensos por aqui é uma tradição que remonta a 100 anos.
É super fácil visitar Quang Phu Cau em uma daytrip saindo de Hanói. Aliás, o local já está se tornando popular entre os turistas. Os moradores da vila são bastante receptivos e deixam você dar uma olhada de perto e tirar muitas fotos. Na fazenda existem algumas plataformas elevadas para que você possa tirar fotos de cima.
Roteiro Hanói, Vietnã
Elaborar um roteiro para uma viagem nem sempre é uma tarefa simples. Principalmente quando é para um destino tão diferente quanto o Vietnã. São muitos detalhes, mas você não precisa passar sufoco.
Pensando nisso, organizamos 3 sugestões de roteiros Hanói para você utilizar do jeito que estão, ou alterar conforme sua necessidade. Eles foram montados com base em nossa experiência e serão muito úteis para quem visita o país.
O que fazer em Hanói em 2 dias
2 dias é o mínimo que recomendamos passar em Hanói. Nesse tempo, você conhece os principais highlights da cidade. Confira a seguir o que fazer em Hanói em 2 dias:
- Dia 01: Na parte da manhã, explore Old Quarter; almoce em um restaurante de Old Quarter; na parte da tarde explore French Quarter.
- Dia 02: Conheça o Mausoléu de Ho Chi Minh, o Templo da Literatura e o Templo One Pillar pela manhã; Depois do almoço é a hora de ver o trem passar na Train Street e depois parta para o Lago Hoan Kiem e suas atrações. Termine o dia assistindo ao espetáculo de marionetes no Teatro Thang Long.
O que fazer em Hanói em 5 dias
Com 5 dias você conseguirá explorar a capital com mais tranquilidade. Veja o que preparamos para esse roteiro Hanói em 5 dias:
- Dia 01: Explore Old Quarter e o Lago Hoan Kiem.
- Dia 02: Train Street + Prisão Hoa Lo + Hanoi Opera House
- Dia 03: Dia de conhecer os templos Trang An e Bai Dinh
- Dia 04: Mausoléu de Ho Chi Minh + Tour Gastronômico + Teatro de Marionetes
- Dia 05: Parque Nacional Ba Vi
O que fazer em Hanói em 7 dias
Por fim, um roteiro 7 dias em Hanói, no Vietnã, é bem mais completo. Podemos aproveitar o roteiro 5 dias e acrescentar o cruzeiro de dois dias por Ha Long Bay.
Dúvidas frequentes de quem procura o que fazer em Hanói, Vietnã
Mesmo entre os viajantes mais experientes é super normal que fiquem algumas dúvidas na hora de organizar uma viagem, ainda mais se tratando de um destino internacional. A seguir, selecionamos as perguntas que mais recebemos de nossos seguidores sobre Hanói para responder.
Onde comer em Hanói, Vietnã
Quando o assunto é comida boa, não há melhor cidade no Vietnã do que Hanói. Nos restaurantes e barracas de rua, você irá encontrar pratos tradicionais maravilhosos. Então, veja quais são os melhores restaurantes da cidade:
- Bahn Mí 25 – Melhor restaurante em Hanói para experimentar o tradicional sanduíche vietnamita. A lojinha é apertada e sem muita estrutura de mesas, mas você pode levar seu Bahn Mi para o hotel e se deliciar com os sabores locais. Os sanduíches variam entre 30.000 e 40.000 Dong (R$6,00 e R$8,00).
- Pho Bat Dan – Ambiente simples e quase sempre bastante movimentado. Um dos melhores Pho de Hanói. Pratos custam entre 40.000 e 60.000 Dong (R$8,00 e R$12,00).
- Bun Cha Nem Cua Be Dac Kim – Restaurante de rua local, bem simples. É o restaurante mais antigo que serve Bun Cha em Hanói. O prato tradicional custa em torno de 100.000 Dong (R$20,00).
- Lighthouse Skybar & Restaurant – Ideal para um happy hour. Ambiente mais sofisticado e vista deslumbrante da cidade. Ótimos drinks no cardápio. Pratos custam entre 100.000 e 490.000 Dong (R$20,00 e R$98,00).
- Era Restaurant – Ambiente clássico e elegante e com ótimo atendimento. Servem pratos tradicionais com um toque gourmet. Pratos variam entre 79.000 e 750.000 dong (R$16,00 e R$150,00).
O que fazer em Hanói, Vietnã com chuva
Uma chuva inesperada poderia até prejudicar seu roteiro. A menos que você saiba o que fazer em Hanói com chuva. A propósito, veja nossas dicas a seguir caso o tempo não colabore muito:
- Conhecer a prisão de Hoa Lo
- Saborear o tradicionalíssimo café com ovo no Load T Café
- Fazer uma aula de culinária vietnamita
- Visitar o Museu Nacional de Belas Artes
- Ir ao Mausoléu de Ho Chi Minh
O que fazer em Hanói, Vietnã de graça
Além de ser um destino barato, existem muitas coisas que você pode fazer e conhecer na capital sem gastar nenhum centavo. Assim sendo, confira o que fazer em Hanói de graça:
- Dar um passeio no Lago Hoan Kiem
- Ir ao Mercado Noturno de Hanói
- Caminhe por West Lake no final da tarde
- Veja de perto a Catedral de São José
- Faça um free walking tour pela capital
O que fazer em Hanói, Vietnã a noite
Definitivamente, você nunca vai ficar entediado em Hanói, nem de dia, nem à noite. Essas são algumas sugestões de o que fazer em Hanói à noite:
- Explorar o bairro antigo
- Passear pelo lago Hoan Kiem
- Curtir a noite na Beer Street
- Assistir a um show de fantoches aquáticos
- Fazer compras no mercado noturno
O que fazer em Hanói, Vietnã com crianças
Pode não parecer, mas a capital vietnamita é um dos melhores lugares do país para ir com crianças. Veja algumas dicas de o que fazer em Hanói com crianças:
- Fazer um tour gastronômico
- Passear pelo bairro antigo
- Assistir a um show de fantoches aquáticos
- Dar uma volta de pedalinho no lago
- Conhecer a Train Street
O que visitar perto de Hanói, Vietnã
Você não precisa restringir seu roteiro a Hanói. Existem lugares lindos e interessantes a pouco tempo da capital. Então com a gente que vamos te mostrar o que visitar perto de Hanói:
- Bat Trang Pottery Village
- Conhecer a antiga vila de Duong Lam
- Visitar o Lago Ba Be
- Ir a Ha Long Bay
- Fazer um tour por Sapa
Dicas de viagem: Hanói, Vietnã
Agora que você já viu tudo o que fazer em Hanói, no Vietnã, vamos te mostrar algumas dicas bem legais que vão te ajudar a planejar seu roteiro e facilitar sua vida na cidade. Confira abaixo quais informações são essas que você não pode perder.
Onde fica e como chegar em Hanói
Antes de tudo, precisamos saber onde fica exatamente Hanói no mapa e a melhor forma de chegar até o destino, certo? Pois bem, a capital do Vietnã é a segunda maior cidade do país e fica localizada no centro da planície do delta do Rio Vermelho.
A porta de entrada da cidade para os turistas internacionais é através do Nội Bài International Airport (HAN). Contudo, é bom ressaltar que não existem voos diretos do Brasil para o Vietnã.
Normalmente o viajante pega voos de parceria, começando a viagem em uma companhia e terminando em outra. A maioria dos voos faz uma, duas ou até mesmo mais escalas. Em relação a duração da viagem, prepare-se para longas horas de voo. Você irá encarar uma maratona de, pelo menos, 24 horas no ar.
Encontramos voos para Hanói a partir de diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As tarifas variam entre R$7.000,00 e R$13.000,00 dependendo do local de partida.
Qual é a melhor época para visitar Hanói, Vietnã?
Para quem quer pegar temperaturas agradáveis, existem duas épocas do ano que são certeiras para planejar uma viagem para o Vietnã. Em primeiro lugar, de fevereiro a abril. Essa é a época da primavera no país. Você vai encontrar dias ensolarados e temperaturas entre 20°C e 28°C, ou seja, super agradável.
A segunda época do ano que indicamos é entre outubro e novembro. Durante o outono, a capital do Vietnã apresenta dias com bastante sol e clima agradável, com temperaturas variando entre 25°C e 29°C.
Quantos dias ficar em Hanói, Vietnã?
Para conhecer exclusivamente Hanói, o recomendável são 4 dias de viagem. Por outro lado, se você deseja incluir províncias próximas, como Ha Long Bay e Ninh Binh, aí a gente sugere que você estenda a viagem por mais 2 ou 3 dias para fazer um bate e volta para essas províncias.
Como se locomover em Hanói, Vietnã?
A primeira dica com relação a locomoção dentro de Hanói é que você não alugue um carro. Da mesma forma que outras cidades na Ásia, o trânsito na capital vietnamita é beeeem caótico. Então, alugar um veículo (seja moto, seja carro) está fora de cogitação!
A salvação para os estrangeiros se locomoverem entre distâncias maiores dentro da cidade é o Grab. Ele é o que conhecemos aqui no Ocidente como Uber e funciona muito bem para corridas de carro e moto.
Caso você esteja hospedado em Old Quarter ou French Quarter, a vantagem é poder ir a diversos pontos turísticos de Hanói a pé. Muito mais prático e econômico.
Onde ficar em Hanói, Vietnã?
Sem dúvida, a hospedagem é um aspecto importante a se considerar na hora de planejar sua viagem. Em Hanói, você não terá problemas para encontrar uma acomodação, tendo em vista que a cidade conta com opções para todos os bolsos e estilos de viajantes.
No geral, os turistas se hospedam nos dois bairros onde se concentram a maioria dos pontos turísticos de Hanói: Old Quarter e French Quarter. A seguir, vamos te mostrar mais detalhes de cada um deles e ainda sugerir dicas de hotéis para poupar seu tempo buscando acomodações.
Old Quarter
Especialmente se essa for a sua primeira vez em Hanói, Old Quarter será a melhor região para se hospedar. Podemos dizer que o bairro antigo é o coração e a alma da cidade.
Muitas das atrações da sua lista de o que fazer em Hanói, Vietnã, serão encontradas em Old Quarter. Alguns desses atrativos são o Lago Hoan Kiem, o Mercado Dong Xuan, o Templo Ngoc Son e o Templo Bach Ma. Uma vantagem de ficar hospedado aqui é que você conseguirá andar bastante a pé.
A região também é abastecida de muitos restaurantes. Se você deseja provar a autêntica culinária vietnamita, basta escolher um dos restaurantes de Old Quarter para saborear.
No entanto, não podemos deixar de falar que a região é bastante movimentada. Por isso, se você busca sossego, talvez essa não seja sua região favorita para se hospedar na cidade. Veja algumas dicas de hotéis em Old Quarter:
- Hotéis de luxo: The Oriental Jade Hotel, La Siesta Classic, Peridot Grand Luxury Boutique Hotel.
- Hotéis conforto: Salute PremiumHotel & Spa, Hanoi Morning Hotel, Scent Premium Hotel.
- Hotéis econômicos: Golden Time Hostel, WIN Hotel, Joye Hotel.
French Quarter
Em seguida, a região de French Quarter se localiza ao sul do Lago Hoan Kiem e é uma outra sugestão de onde ficar em Hanói. Ela é uma região mais calma do que Old Quarter, mas ainda sim bem localizada e próxima a atrativos importantes, como a Catedral de São José e a Prisão de Hoa Lo.
Em French Quarter, você encontrará a maior parte dos hotéis de luxo, escritórios, prédios governamentais, embaixadas, bancos e shopping centers de luxo da capital vietnamita. Com isso, podemos dizer que essa é uma área mais segura dentro da cidade.
O ponto negativo é que a hospedagem por aqui possui um custo mais elevado em relação a Old Quarter. Assim sendo, se seu orçamento é mais enxuto, essa pode não ser a melhor região para ficar. Confira nossa seleção de acomodações em French Quarter.
- Hotéis de luxo: Capella Hanoi, Hotel de L’Opera Hanoi, Sofitel Legend Metropole Hanoi.
- Hotéis conforto: Conifer Boutique Hotel, Silk Path Boutique Hanoi, Hotel De Rond.
- Hotéis econômicos: Affa Boutique Hotel, TrangTien Hostel.
Preciso de seguro viagem para o Vietnã?
Sim, após a pandemia do Covid-19, o seguro viagem Vietnã passou a ser item obrigatório para entrar no país. Há ainda um detalhe: é preciso que a apólice tenha cobertura mínima de USD 10.000, incluindo cobertura para Covid-19.
Você não quer dar mole e ser barrado na imigração por não possuir seguro, né? Então, já inclua a compra desse item importante no seu checklist para a viagem. Você pode inclusive utilizar a mesma ferramenta de comparação que utilizamos para comprar diversas apólices.
Lá você economiza seu tempo, pois é possível comparar lado a lado até 4 apólices, e ainda garante um preço que cabe no seu bolso. Aproveite nosso cupom AVENTURAS15 para garantir 15% de desconto em qualquer seguro do site.
Pronto para decidir o que fazer em Hanói, no Vietnã?
Essas foram nossas dicas e sugestões de o que fazer em Hanói, Vietnã. Faça bom uso e compartilhe com quem mais precisar. Depois nos conte como foi sua experiência nesse destino surpreendente utilizando nossas dicas. Adoramos interagir com você!
Leia também:
Onde ficar em Hanói: Old Quarter ou French Quarter?
Roteiro Bangkok: o melhor da capital em até 5 dias de viagem
Seguro viagem Vietnã 2024: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?
Chip de Internet Vietnã: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?